5 dicas incríveis para contratar um financiamento imobiliário


O sonho do imóvel próprio é comum a grande parte do povo brasileiro, porém, com os altos valores cobrados por esse investimento e com uma grande valorização, muitas vezes acaba tornando a sua realização mais complicada. Uma das opções mais populares e uma das melhores alternativas nesse caso, é o financiamento imobiliário.

Separamos 5 itens que precisam ser levados em consideração na hora de optar por contratar um financiamento, para que esse sonho não se transforme em pesadelo e cause um transtorno  na vida e da sua família. Acompanhe:

1. Planejamento financeiro

Não importa o valor do imóvel, a quantia de dinheiro para transação é alta e por isso você deve estar ciente de que o financiamento é um parcelamento a longo prazo. Para isso, nada melhor que montar um planejamento antes de fechar o negócio. Pense, pesquise, tenha conhecimento claro e direto de todos os seus ganhos e gastos, fixos ou extras, para que não se comprometa de forma equivocada ou faça uso de alguma reserva emergencial e que venha a causar prejuízos futuros.

2. Opções de financiamento

Deixe a preguiça de lado e veja todas as opções possíveis de financiamento. Só assim, você poderá encontrar o serviço que atenda a todas as suas necessidades. Existem créditos feitos diretamente com a construtora, a alternativa perfeita para quem decide comprar o imóvel na planta e opta por quitar as parcelas a curto/médio prazo. Os bancos privados são mais atraentes para quem deseja investir em imóveis com o valor mais elevado e, além de facilitar também para clientes que possuem algum tipo de relacionamento, tais como: conta corrente, aplicações ou poupança. O saldo do FGTS também pode ser utilizado como entrada ou constituindo parte do financiamento. Mas lembre-se que qualquer oferta menor de juros, pode impactar positivamente nas suas finanças.

3. Prestação, Taxas e Amortização

Assumir parcelas maiores do que cabem no orçamento, é um erro muito comum, não comprometa mais que 30% do seu rendimento mensal, essa é uma regra que a maioria das instituições adotam para evitarem problemas. Além disso, você pode viabilizar maior crédito compondo renda com outra pessoa, mas certifique-se de que nada acontecerá de errado nesse período, para que nenhum dos lados seja prejudicado.

Em relação as taxas de juros, a variação é de acordo com o contrato assinado, entenda o que são os 3 sistemas de amortização nessa breve explicação:

O modelo mais utilizado nos financiamentos imobiliários é o SAC - Sistema de Amortização Constante. Neste sistema, as parcelas terão valores decrescentes, ou seja, a cada pagamento o valor das parcelas diminui.

Você pode fazer sua simulação de financiamento em um de nossos simuladores, clique aqui para conferir.

4. Dívidas

É fundamental que o comprador informe a instituição contratada, qualquer tipo de restrição que possa estar vinculada ao seu nome. Caso contrário, a mesma poderá negar o pedido de financiamento. Por vezes, vemos casos que esse tipo de informação é omitida por medo de perder a oportunidade de crédito, porém, o quanto antes essa comunicação for dada, a regularização desse impedimento será feita com sucesso e a tramitação ocorrerá de forma satisfatória para todos.

5. Documentação e gastos extras

Engana-se quem acha que os gastos com a compra de um imóvel é somente o custo da operação em si, existem outros valores a serem pagos durante essa tramitação. Despesas cartoriais, certidões, encargos para liberação do financiamento e o ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Imóveis compõem algumas das despesas decorrentes da transação.

Durante esse processo, busque todas as informações burocráticas que envolvem o seu investimento e se planeje com antecedência. Outro fator que exige atenção é a documentação, há uma série de documentos que precisam ser entregues no prazo estipulado para que o crédito seja liberado sem demora, assim, o vendedor não terá chance de desistir da venda ou algum outro comprador aparecer no meio do caminho e tomar seu lugar. E por fim, atenção sempre as validades das certidões solicitadas.

Esperamos que esses 5 alertas tenham sido úteis para você se planejar e programar melhor em relação a sua grande conquista, a compra de um novo imóvel. A Special Imóveis está sempre pronta para te ajudar, possuímos um departamento específico para tratar dos financiamentos de nossos clientes.

E fique ligado no Blog para saber mais informações do mundo imobiliário.

Até a próxima!

Tire suas dúvidas