Condomínio Grande ou Pequeno, qual escolher ?


Ao escolher um apartamento para morar nos deparamos com essa dúvida, qual tipo de Condomínio escolher... o Condomínio Grande (o chamado “Tipo Clube”) ou um Condomínio com menor quantidade de apartamentos ?

Nesta breve matéria iremos mostrar algumas vantagens e desvantagens desses dois tipos de Condomínios, com a finalidade de ajudá-lo no momento da escolha, e utilizaremos alguns exemplos de Condomínios no Tatuapé para ilustração.


Condomínio "Tipo Clube":

A vantagem mais evidente desse tipo de condomínio é sua grande área de lazer, são verdadeiros "clubes",  alguns até oferecem serviços como Salão de Beleza, Petshop, Lavanderia, Personal Trainer, etc, e sem onerar muito no valor de condomínio, por causa do grande número de unidades para ratear os custos dessa infraestrutura.

O que desagrada alguns moradores é a maior aglomeração de pessoas nas áreas comuns e manutenção predial mais frequente visto a maior utilização.

No Bairro Tatuapé existem condôminos realmente grandes, por exemplo, Central Park Prime (8 torres), Condomínio Europa (7 torres), Mont Serrat (4 torres), Praça das Águas (4 torres), todos com uma lista enorme de itens de lazer.



* Imagem do Condomínio Central Park Prime - Tatuapé (8 torres)


Condomínio Pequeno (com 1 ou 2 torres)

No geral são prédios mais tranquilos, menos aglomeração de pessoas e a incidência de manutenção é menor. Em contra partida esse lugar mais “calmo” tende a custar mais, ou seja, o valor do condomínio geralmente é maior.

Alguns exemplos de Condomínios menores são Cond. Maria Callas (2 torres), Ed. Montalcini (1 torre).


* Imagem do Ed. Alhambra de Granadara - Tatuapé (1 torre)


Como escolher?

Considere as colocações acima e a partir do seu perfil tome a decisão. Existem pessoas que tem mais dificuldade de convívio em ambientes com muita aglomeração e neste caso os condomínios menores são mais indicados.

Se o custo de vida for o fator mais importante, vale a pena buscar um condomínio com maior número de unidades.

Em ambos os casos considere:

  • O valor da taxa de condomínio;
  • Futuros investimentos em infraestrutura, por exemplo: instalação de sistema de segurança;
  • Manutenção de equipamentos e infraestrutura;


Nossos corretores irão auxiliar você nessa decisão e apresentar as opções disponíveis no mercado, agende sua visita para uma consultoria.

Special Imóveis.
O imóvel ideal para você está aqui !

Tire suas dúvidas