5 dicas para boa convivência em condomínio


Viver em um condomínio é sempre muito vantajoso pelo conforto, segurança e praticidade que muitos oferecem para facilitar a vida dos moradores, porém é preciso levar em consideração que a convivência em um espaço compartilhado por pessoas diferentes pode ser bem desgastante se não houver regras de comportamento. Separamos, a seguir, 5 dicas básicas para um bom relacionamento entre vizinhos nas áreas comuns do condomínio. 

1 - Pets

Alguns problemas recorrentes envolvendo bichinhos de estimação são em relação ao barulho, mau cheiro, a utilização das áreas comuns e a segurança quando se refere a portes ou a raças consideradas agressivas. Por isso é importante que seus proprietários tenham alguns cuidados especiais, como: utilizar a entrada de serviço, usar coleiras em áreas comuns em todos os condôminos, sempre limpar qualquer tipo de sujeira que seu animalzinho fizer e evitar deixá-los sozinho por muito tempo.


2 - Garagem e Estacionamento
Para evitar que vagas de garagem vire um transtorno, basta respeitar algumas condutas básicas. Estacionar o veículo corretamente de acordo com a delimitação de espaço, não utilizar a vaga do vizinho sem autorização, não usar sua vaga como depósito de entulho ou espaço para qualquer outro tipo de material, obedecer sempre o limite de velocidade estipulado, não deixar que crianças brinquem na garagem, tomar cuidado com o abrir e fechar a porta do veículo para evitar danos com carros vizinhos e por fim, caso seu condomínio disponibilize carrinho de compras, devolva assim que terminar de usá-lo.


3 - Lixo

Hoje em dia há uma grande preocupação com o meio ambiente e por isso é necessária uma instalação de coleta seletiva que atenda a demanda de recicláveis, orgânicos e rejeitos. Cada condômino deve ter a consciência e o bom senso de separar, amarrar, descartar seu lixo doméstico corretamente para que não prejudique ninguém, isso inclui funcionários que manipulam os resíduos, ou até mesmo ao próprio condomínio que pode sofrer com uma multa, caso esteja sendo feito erroneamente. Jamais, em hipótese alguma, jogue papeis, bitucas de cigarro, embalagens plásticas ou qualquer outro tipo de material pela janela, além de sujar o espaço, é falta de respeito e educação.


4 - Barulho

Obedeça às normas do condomínio e não faça barulho depois do horário do silêncio, que geralmente vai de 22h ás 8h. O bom senso é fundamental para que não tenha nenhuma reclamação até mesmo durante o horário permitido, isso inclui festas, confraternização, obras e mudanças. Fique atento sempre para evitar incômodos.


5 - Áreas de lazer

Alguns condomínios oferecem opções de lazer bastante atrativas, entre elas: piscina, sauna, churrasqueira, salão de festas, academias, parquinho e brinquedoteca. Vale lembrar que cada uma tem regras específicas, porém a preservação do local, a manutenção das dependências e o horário de funcionamento são um bem comum a todas e deve ser respeitado para não violar ou prejudicar o direito de uso de nenhum morador.


Essas são pequenas atitudes que se implantadas no seu dia a dia, muda completamente a convivência e o relacionamento entre as pessoas. Educação, respeito, entre outros fatores, devem fazer parte do ambiente em que vivemos para que o convívio seja mais leve e harmônico.

Continue acompanhando o Blog da Special Imóveis e fique antenado sobre assuntos que com certeza farão diferença na sua rotina.

Special Imóveis - O Imóvel ideal para você está aqui!

Tire suas dúvidas